fruta melão

Benefícios do Melão

Uma alimentação saudável inclui frutas e legumes que podem melhorar sua qualidade de vida, além de ajudar a prevenir e combater uma série de problemas.

Os nutrientes agem no corpo fortalecendo o organismo. Existem várias frutas que podem fazer parte do seu cardápio, mas hoje vamos falar do melão.

O melão é uma fruta rica em nutrientes e é muito consumida no verão para ajudar na hidratação.  Em princípio, o melão é nativo do Oriente Médio, mas ganha formas e sabores diferentes em outras partes do mundo, inclusive no Brasil.

fruta melão

Tipos de melão

O nosso clima tropical favorece e muito o consumo da fruta. Existem 6 tipos de melões:

  • Melão Amarelo: esse é mais comum, sua casca é amarela e chamativa, sua poupa é clara e doce.
  • Melão Cantaloupe: esse tipo de melão tem a casca enrugada, a polpa tem a cor alaranjada e exala um aroma doce.
  • Melão Matisse: esse é bem diferente entre os tipos de melão, sua casca é quase branca com rajadas verdes, sua polpa é branca esverdeada como o melão Gália e é o mais doce de todos os tipos de melão.
  • Melão Gália: é parecido com seu irmão amarelo. No entanto, é um pouco enrugado e sua polpa é esverdeada. Além disso, também tem uma característica muito apreciada, que é seu aroma.
  • Melão Orange: esse tipo de melão tem a polpa alaranjada e também é doce, sua casca é lisa em tom amarelo com branco e pertence à categoria dos inodoros.
  • Melão Pele de Sapo: seu formato é meio oval e sua casca é verde, rajada de verde escura e clara, lembra bem uma melancia. A sua polpa é branca e doce como a do melão amarelo.

Os sabores e características são diferentes em cada um desses tipos, o brasileiro está mais acostumado com o melão amarelo.

Melão amarelo

O melão amarelo é uma das principais frutas do verão brasileiro pela baixa quantidade de calorias. Mas apesar disso, é rica em nutrientes e o corpo os absorve rapidamente, pois é facilmente digerida pelo sistema.

Se você quer aproveitar melhor a suculência dessa fruta, é importante escolher de forma certa. Uma forma de conferir é apertando a parte do “umbigo” levemente. Se a parte ceder com a pressão, quer dizer que está pronto para consumo.

Outra dica importante na hora de escolher o melão amarelo é se o cheiro não for doce e suave, quer dizer que foi colhido antes de amadurecer, talvez isso afete o sabor e, se houver manchas de umidade, isso quer dizer que não está bom para consumo.

melão fruta

Melão Japonês

O melão Japonês é uma das frutas mais caras do mundo, muito parecido com o melão Orange. Sua casca é verde e rendada, em alguns lugares também é conhecido como melão na rede; seu aroma é doce.

A polpa pode ser esverdeada ou alaranjada e é mais doce que os outros tipos de melões, também é igualmente rico em vitamina A e C e todos os demais sais minerais.

O melão Japonês chega a ser vendido por R$ 250,00 ou mais dependendo da época, chega a ser considerado artigo de luxo.

Benefícios e malefícios do melão

Por natureza, as frutas e legumes possuem nutrientes que ajudam o nosso corpo de muitas formas. O melão, por exemplo, pode criar resistência a diversas doenças, incluindo o câncer.

Vamos começar com uma lista dos benefícios do melão. Conhecendo um pouco mais sobre os segredos dessa fruta, você poderá aumentar um pouco mais seu consumo. O melhor de tudo é que o melão tem um preço acessível e muitos benefícios.

1.Antioxidantes

Os antioxidantes do melão agem como protetores das células do nosso corpo contra ações do tempo e dos radicais livres.

O consumo frequente favorece não só a pele, mas também os cabelos, graças à presença de vitamina C e licopeno.

A vitamina C é um importante nutriente para produção de colágeno. Para manter uma pele bonita e saudável, é sugerido o consumo frequente.

Um melão bem conservado e no ponto para consumo pode suprir até 97% da vitamina C que o corpo precisa diariamente.

2.Recuperação do corpo

Praticantes de atividade física vão adorar essa: o melão possui nutrientes que ajudam os músculos a se recuperarem do desgaste causado pelo esforço físico, isso graças ao cobre.

Além disso, para quem busca emagrecer ou manter um corpo saudável, o melão é uma excelente fonte de carboidrato. Apesar de não parecer, o corpo ingere rapidamente a fruta, dando aquela força extra que você precisa.

Apesar de ser uma fonte de carboidrato, não possui tendências a acumular no organismo, pois seu processamento é rápido.

3.Perda de peso

O melão ajuda a eliminar calorias. Como é uma fruta doce, ele reduz a necessidade do paladar de ingerir doces calóricos e também possui baixo índice de calorias.

A alta concentração de água aumenta a saciedade e controla a fome, excelente para quem está querendo perder peso, reduzindo as altas quantidades de calorias diárias.melão

O melão também pode ajudar pessoas com tendências a diabetes tipo dois, graças à sua baixa quantidade de calorias e gorduras.

4.Hidrata o corpo

Embora haja muitos tipos de melões, sua principal característica é a hidratação, pela quantidade de água que possui, ajuda o corpo a repor o líquido perdido no decorrer do dia. Além disso, possui eletrólitos que evitam a desidratação.

5.Combate e previne doenças

O melão possui diversos nutrientes que previnem doenças. É como uma proteção extra no corpo; o consumo frequente fortalece o organismo.

Um dos nutrientes presentes no melão é o betacaroteno, substância geralmente encontrada em frutas amarelas ou laranjas. Outra substância é a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

O betacaroteno é um poderoso nutriente que pode reduzir as chances do surgimento de determinados tipos de câncer, como de próstata e de colón.

6.Melhora sistema digestivo

Rico em fibras e água, o melão ajuda a regular o intestino, prevenindo desconfortos como constipação.

Benefícios do melão para o útero

O melão pode beneficiar não só a saúde de uma forma geral, mas principalmente as mulheres.

Ele possui grande concentração de vitamina A, que ajuda no processo de cicatrização, ideal para quem fez uma cesariana, por exemplo.

A presença de bioflavonoides mantém o útero saudável e livre de inflamações que podem surgir e sua ação antioxidante ajuda no combate a endometriose, pólipos, miomas e cistos no ovário.

O consumo do melão ajuda também a regular a menstruação, e mulheres na menopausa são beneficiadas, pois o melão colabora para normalizar o fluxo do sangue.

Para obter os benefícios do melão para o útero da mulher, é necessário consumi-lo regularmente.

Malefícios do melão

Embora o melão seja indicado para consumo quase que diário, existem algumas situações em que você deve consultar seu médico, veja:

  • Principalmente por mulheres que estão amamentando. Como seus nutrientes agem diretamente no sistema digestivo, pode afetar a criança, pois como a mãe a alimenta com seu leite enriquecido, pode acabar desregulando as funções intestinais do bebê.benefícios do melão
  • O consumo de melão também não é indicado para pessoas diagnosticadas com úlcera gástrica e diabete mellitus por causa do açúcar natural.
  • Pessoas que possuem distúrbio intestinal também devem evitar a fruta, pois a quantidade fibras presente pode prejudicar o tratamento.

No mais, o consumo de melão de todos os tipos é livre e você pode combinar com outras frutas, fazer sucos e chás para dar mais opções na sua dieta.

Propriedades do melão

Os benefícios do melão vêm da presença de nutrientes importantes e que o corpo precisa, veja os principais:

  • Cálcio: essencial para manutenção dos ossos e dentes.
  • Vitamina A: ajuda no desenvolvimento de tecidos, não só na pele, mas nos órgãos e principalmente nos olhos.
  • Vitamina C: aumenta a imunidade e estimula a produção de colágeno.
  • Vitamina do Complexo B: são importantes para que o corpo desempenhe suas atividades
  • Potássio: um dos principais agentes redutores na pressão arterial
  • Bioflavonoides: antioxidante e anti-inflamatório
  • Carotenoides: aumenta imunidade e reduz as chances de ficar doente.

O melão e suas propriedades podem favorecer um corpo saudável e aumentar a qualidade de vida, basta consumir regularmente e aproveitar todos os agentes benéficos em sua dieta.

Melão engorda?

O melão é uma fonte de carboidratos, então é natural se perguntar se o melão engorda? Embora tenhamos falado sobre os benefícios, vamos tratar deste assunto em particular.

Os nutricionistas estimam que um melão inteiro tenha aproximadamente 275 calorias, muito pouco se comparado a outros alimentos que fazem parte de uma dieta pouco saudável.

Então, a resposta é que não engorda! Pelo contrário, o melão ajuda emagrecer, pois como aumenta a saciedade, rapidamente é absorvido e eliminado.

Para que tenha os efeitos desejados, é importante incluir o melão com outros alimentos, pois seus nutrientes, somados a outros, podem beneficiar seu organismo e fazer com que perca peso mais rápido.