kino

Benefícios do Kino

De origem africana, a fruta kino também é conhecida como kiwano fruta, pepino chifrudo africano e melão chifrudo africano. Esses nomes têm a ver com a aparência externa do fruto, que possui a casca amarelada (quando maduro), com saliências que lembram espinhos. Por  dentro, a fruta kino é verde, com uma polpa gelatinosa e várias sementes. Seu sabor é descrito como ácido e doce.

A fruta kino ainda é pouco conhecida e comercializada no Brasil, mas começa a ganhar adeptos pouco a pouco, principalmente por seu alto valor nutritivo e por ser uma fruta indicada em dietas para redução de peso. Conheça nos próximos tópicos deste artigo as propriedades nutricionais do kino e os benefícios que seu consumo traz à saúde.

O nome científico do kino é Cucumis metuliferus E. Mey e a fruta faz parte da família botânica das curcubitáceas.

O kino foi levado à Austrália e a alguns países da Europa na década de 1920. Atualmente, a Nova Zelândia é o principal país produtor do pepino africano. Japão e Estados Unidos são dois grandes mercados consumidores para o kiwano.

kino fruta

Um dos fatores que favorecem a exportabilidade da fruta é sua longa vida útil em temperatura ambiente, de até 6 meses.

O kino também é usado como planta ornamental, muito apreciado pela aparência exótica de seus frutos. Em outro tópico abordaremos como plantar o kino, já que a planta se adapta bem às condições climáticas predominantes no Brasil.

Pode-se consumir o kino in natura, cortando-o ao meio e retirando sua polpa com a ajuda de uma colher. Ele também é utilizado no preparo de sucos, drinques, saladas, geleias e serve como acompanhamento para carnes.

Propriedades do kino

O kino é fonte de:

  • Vitamina C. Também denominada ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel que desempenha um papel fundamental na manutenção do tecido conjuntivo, tem efeito antioxidante e fortalece o sistema imunológico. Favorece ainda a absorção do mineral ferro, participa da síntese de alguns aminoácidos e fortalece dentes e ossos.
  • Potássio. Mineral que atua na regulação e distribuição de água nas células do organismo, atua no relaxamento muscular e participa dos mecanismos de normalização das atividades neuromusculares.
  • Mineral responsável pelo transporte de oxigênio e dióxido de carbono para as células, que também compõe enzimas participantes dos processos de respiração celular. A carência de ferro é uma das principais causas da anemia.
  • Magnésio. Esse mineral é essencial para a contração e o relaxamento muscular, para a atuação de certas enzimas orgânicas, para a produção de energia e proteínas pelo organismo. É considerado ainda um calmante natural, pois provoca o relaxamento dos músculos esqueléticos, dos vasos sanguíneos e do aparelho gastrintestinal.

kino

  • Fósforo. Mineral que age na formação de dentes e ossos, compõe as membranas celulares, atua no metabolismo dos glicídios e participa das contrações musculares.
  • Participa da produção de proteínas, fortalece o sistema imunológico e age, com o cobre, nos processos de cicatrização.
  • Auxilia na mobilidade do ferro para a síntese de hemoglobina, age na produção de adrenalina e participa da formação do tecido conjuntivo.
  • Cálcio. O mineral cálcio atua na coagulação sanguínea e nos processos de contração muscular, além de ser essencial para a formação e manutenção dos dentes e ossos. O consumo de cálcio através da alimentação é essencial para evitar problemas decorrentes da carência desse mineral em adultos, como fraturas espontâneas e osteoporose.

As sementes do kino contêm vários ácidos graxos, incluindo o ácido oleico (ômega 9) e ácido linoleico (ômega 6).

O ácido oleico melhora a sensibilidade à insulina e a circulação sanguínea, podendo ajudar no controle do diabetes. Esse ácido graxo também é um componente da mielina, gordura que envolve as ramificações dos neurônios no cérebro.

Além disso, o ácido oleico normaliza a queima de gorduras no organismo, previne a colite ulcerosa e garante a correta armazenagem e uso de gorduras pelo coração, regulando seu metabolismo.

Já o ácido linoleico faz parte da estrutura das membranas das células em nosso organismo e controla os níveis de colesterol no sangue (reduz os níveis totais de colesterol e o LDL, o “mau colesterol”).

Outros benefícios do ácido linoleico incluem: melhora da permeabilidade das veias e artérias, redução da agregação plaquetária sanguínea, prevenção da formação de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos (aterosclerose) e fortalecimento do sistema imunológico.

Kino benefícios

Com uma rica composição nutricional, o kino é muito benéfico para a saúde. Entre os benefícios do kino, podemos citar.

  • Auxilia no controle da pressão arterial. Por conter bastante potássio, o kino ajuda a regular a pressão arterial, lembrando que pessoas hipertensas sempre devem seguir as recomendações alimentares de um médico ou nutricionista.
  • Ajuda a emagrecer. O kino é composto por 80% de água, além de ter um baixo valor calórico e conter pouca gordura, sendo ao mesmo tempo altamente nutritivo. Essas características fazem dele uma fruta muito indicada para pessoas que desejam perder peso de forma saudável. Substituir guloseimas pelo kino e consumi-lo entre as refeições, para controlar o apetite, é um ótima estratégia para emagrecer com saúde.
  • Tem ação antioxidante. O kino contém uma boa concentração de alfa-tocoferol, um potente antioxidante. Esse elemento é muito importante para a saúde das células nervosas e vasos sanguíneos. Além disso, o consumo do kino ajuda a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce do organismo e pelo desenvolvimento de sérias doenças, incluindo diversos tipos de câncer.
  • Protege a saúde ocular. Os níveis elevados de vitamina A encontrados no kino permitem afirmar que seu consumo fortalece a saúde dos olhos e da visão. A vitamina A é um tipo de carotenoide que atua como antioxidante para os olhos, neutralizando os radicais livres que provocam degeneração macular, além de prevenir ou reduzir o risco de desenvolver catarata.
  • Otimiza as funções cognitivas. A vitamina E está diretamente relacionada à melhora das funções cerebrais, incluindo menor incidência de Mal de Alzheimer e demência. Os altos níveis de vários tipos de tocoferol presentes no kino o tornam um dos alimentos favoritos para jovens e idosos que desejam manter a mente saudável.
  • Incrementa os processos metabólicos. O zinco, mineral presente no kino, é fundamental para o metabolismo e para a regeneração de órgãos, tecidos, vasos sanguíneos e células. O alto nível de vitamina C do kino é um complemento perfeito para o zinco, uma vez que essa vitamina é necessária para produção do colágeno, outro elemento primordial para os processos regenerativos e de crescimento.
  • Previne o envelhecimento precoce. O kino é rico em nutrientes que protegem a integridade da pele, prevenindo manchas e rugas, como a Vitamina A, vitamina C e compostos orgânicos.
  • Reduz o estresse e a ansiedade. Pesquisas relacionaram alguns dos compostos orgânicos presentes no kino à regulação de hormônios ligados ao estresse, especialmente a adrenalina. Por isso, pessoas que sofrem de estresse crônico e ansiedade devem consumir o kino regularmente.
  • Regula o funcionamento intestinal. Rico em fibras, o kino ajuda a evitar a prisão de ventre e contribui para a saúde do trato digestivo. As fibras aumentam o volume do bolo fecal, estimulando os movimentos peristálticos, além de promoverem uma limpeza no intestino. Isso resulta na prevenção de problemas como cólicas intestinais e até do câncer de cólon.

As fibras ainda são importantes para a saúde cardiovascular, já que auxiliam no controle dos níveis de colesterol no sangue.

  • Ajuda a ter ossos fortes. O kino é rico em cálcio, mineral fundamental para a formação e manutenção dos ossos. Consumir a fruta ajuda inclusive a prevenir a osteoporose.

Suco de kino

O suco de kino é saboroso, nutritivo, refrescante e muito fácil de preparar. Basta retirar a polpa de 1 kino maduro, bater no liquidificador com 300 ml de água, coar com uma peneira e adoçar a gosto.

Para incrementar o sabor, pode-se acrescentar folhas de hortelã e o suco de um limão ao preparo.

O suco de kino é altamente indicado para quem quer perder peso, pois propicia saciedade com um baixo valor calórico, desde que seja consumido sem açúcar ou com algum adoçante.

Como plantar kino

A planta kino é uma trepadeira e tem crescimento muito acelerado, produzindo frutos aproximadamente 5 meses após o plantio. Para ter um pé de kino em casa, é necessário adquirir sementes da fruta (vendidas na internet e em lojas físicas especializadas em agricultura) e realizar o plantio, diretamente no solo ou em vasos.

A planta kino, conforme já mencionado, é originária da África e se adapta bem ao clima da maioria das regiões brasileiras. A temperatura ideal para a germinação é entre 20 e 35°C (acima de 35°C há inibição da germinação das sementes). A planta kino é bastante sensível ao excesso de umidade e ao frio.

Kiwano: cultivo no Brasil

No Brasil, o cultivo do kino ou kiwano ocorre principalmente na região da Serra da Cantareira, no estado de São Paulo.

Kino fruta: preço

Como a produção nacional é pequena e a maior parte dos frutos é importada, o kino costuma ser vendido no Brasil a preços bastante elevados.