mangaba fruta

Benefícios da Mangaba

mangaba é uma fruta típica das regiões tropicais do Brasil, em especial do Nordeste brasileiro. Muito encontrada no Cerrado, embora seja predominante no bioma da Caatinga. Ela possui um tamanho que se assemelha ao de uma ameixa, o que faz da mangaba fruta boa de se comer aos punhados.

Absolutamente todas as partes da mangabeira (Hancornia speciosa) e da fruta mangaba podem ser aproveitados. Com um sabor doce levemente ácido, uma polpa branca e casca amarela e/ou vermelha, sem dúvidas você gostará de conhecer as propriedades da mangaba e porque você deve inseri-la em seu cardápio.

mangaba fruta

Quais são os benefícios da mangaba? Para que serve a mangaba?

A mangaba é uma fruta muito nutritiva e ajuda na manutenção de hábitos saudáveis. Ela é fonte de fibras, que ajudam a regular o trânsito intestinal; rica em vitaminas, em especial vitamina A, que melhora a saúde visual e imunidade, e vitamina C, que é responsável por evitar e tratar os sintomas de gripes e resfriados, tão comuns em épocas mais frias; além disso, apresenta minerais como cálcio, fósforo e ferro, que são importantes constituintes de tecidos como ossos e dentes.

Mangaba x doenças

Está com o colesterol desregulado? É diabético ou está numa faixa de risco? Pois saiba que a fruta mangaba pode ajudar a regular o colesterol “ruim” (LDL) e também controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é especialmente favorável para quem sofre com diabetes.

Se você apresenta um trânsito intestinal lento e sofre com prisão de ventre, vai gostar de saber que a mangaba também atua como laxante; a infusão da casca da mangaba é um bom purificante para o fígado. Ou seja: essa fruta auxilia na manutenção da saúde do sistema digestório e também do cardiovascular. Não é excelente?

Analisando as propriedades da mangaba, conclui-se que essa fruta é muito benéfica para a saúde do ser humano e, para isso, deve ser consumida quando estiver madura, ou seja, com a coloração amarela e vermelha. Cuidado: não consuma o fruto quando ainda estiver verde, pois nessa condição ele produz um líquido tóxico que pode até mesmo ser fatal.

Como faço suco de mangaba?

A mangaba é uma fruta que pode ser utilizada na fabricação de diversos alimentos, mas falaremos aqui de uma muito simples, saborosa e nutritiva: o suco de mangaba.

Ingredientes:

  1. 400 ml de água
  2. 100g de mangabamangaba

Como fazer:

  1. Lave bem as mangabas, coloque-as sobre uma peneira grande e pressione para liberar o sumo.
  2. Misture o sumo com a água. Se necessário, bata no liquidificador e adicione açúcar e gelo.

Com a polpa que fica na parte superior da peneira você pode ainda fazer um suco de mangaba com água de coco. É muito fácil e rápido:

Ingredientes:

  1. 2 xícaras de água de coco
  2. 200g de polpa de mangaba

Como fazer:

Basta bater os ingredientes no liquidificador e servir. Serve até duas pessoas.

O suco de mangaba é indicado no tratamento de tuberculose e úlceras, assim como o leite de mangaba.

O que é leite de mangaba? Para que serve leite de mangaba?

O leite de mangaba é um látex produzido pelo tronco e folhas da mangabeira, tal qual o látex extraído das seringueiras – embora este último tenha propriedades superiores. O leite de mangaba possui propriedades medicinais e é utilizado no tratamento de úlceras e até mesmo de tuberculose, doença que é preocupação constante no país, pois é responsável por muitas mortes anualmente.

Como se isso não bastasse, uma curiosidade histórica pra você: durante o período da Segunda Guerra Mundial, o leite de mangaba era utilizado na fabricação de borracha!

Como aproveitar todas as partes da mangaba árvore e fruto?

Nem todos os frutos têm essa vantagem, o que torna a mangaba fruta ainda mais especial. Na mangabeira, pode-se utilizar a casca e folhas da árvore para fins medicinais, produzindo chás, por exemplo. O chá produzido com as folhas dessa fruta ajuda na regulação da pressão arterial, sendo excelente para quem possui problemas de hipertensão. Mas não só isso: um chazinho de mangaba é capaz de amenizar as terríveis e doloridas cólicas menstruais.

A fruta, além de ser muito consumida in natura, é utilizada para fabricar alimentos como sorvetes, compotas, polpas, geleias, licores, vinhos e sucos, como já vimos anteriormente.

Como fazer chá de mangaba? Quais partes utilizar?

No preparo desse chá, você pode utilizar folhas, casca da fruta e pedaços do tronco da mangabeira. Seja lá o ingrediente que você decidir utilizar, certifique-se de encher duas colheres de sopa dele para meio litro de água. Isso é suficiente para um bom chá.

Após a mistura estar pronta, você deve levar ao fogo até o ponto de fervura, desligando imediatamente após isso acontecer. Então, a infusão deve ficar descansando por 10 minutos. Assim que o tempo for atingido, basta coar e beber. Lembre-se de consumir no máximo 3 xícaras por dia.

Sem dúvidas a mangaba fruta é muito versátil e talvez você queira começar a cultivá-la. Portanto, temos aqui um breve resumo do que e como você deve fazer para ter sucesso nessa empreitada. Mas antes, lembre-se para que o seu plantio de seja bem-sucedido, o primeiro passo é buscar orientação junto a um técnico agrícola ou engenheiro agrônomo:

Como plantar mangaba? É difícil cultivar essa fruta?

Ao contrário da fruta mangaba, a árvore mangabeira é grande, podendo atingir 10 metros de altura, além de ser resistente a climas secos e solos pobres em nutrientes, o que faz com que seu cultivo não seja dificultado. Os frutos costumam aparecer entre 3 e 5 anos após o plantio, mas nos períodos em que está florescendo, é uma ótima produtora de sombra, tendo em vista que sua copa é larga.

Mesmo que seu cultivo seja relativamente fácil, a mangaba corre risco de entrar em extinção por causa dos desmatamentos que ocorrem nas áreas em que essas árvores são cultivadas, pois seu espaço está sendo tomado por plantações de cana-de-açúcar ou imóveis. Portanto, se você quer ajudar a perpetuar essa espécie, tenha em mente os seguintes itens:

  1. A floração da mangabeira ocorre entre agosto e novembro, embora possa florescer antes do tempo;
  2. Dependendo da região, os frutos estarão nas árvores durante o ano todo;
  3. De modo geral, a frutificação massiva ocorre entre os meses de outubro a abril;
  4. A mangabeira requer temperaturas elevadas (entre 24°C e 26°C) e muita luminosidade;
  5. É bom possuir um espaço vago de pelo menos um hectare antes de iniciar o plantio;
  6. Uma muda dessa árvore custa entre R$2 e R$3;
  7. Antes do plantio definitivo, a propagação por semente ou enxertia se faz necessária. No caso das sementes, essas devem ser extraídas e mantidas sobre papel absorvente durante 24 horas. Após esse período, devem ser plantadas em até 3 dias;
  8. Quando as mudas tiverem entre 15 e 30 cm, podem ser transplantadas para o local definitivo. É importante que o solo esteja úmido nesse momento, para facilitar o pegamento;
  9. As mudas devem ser plantadas com espaçamento de 7 x 7 metros;
  10. As melhores épocas para plantio são: início do verão e fim da época de chuvas, pois é quando ocorrem menos doenças;
  11. Para um bom desenvolvimento, deve-se fornecer quatro litros de água a cada cinco dias, em média;
  12. Não se deve utilizar esterco de curral como adubo, pois pode levar a planta à morte.
  13. Quando a árvore já estiver alta, com cerca de 1,5 metro de altura, deve-se começar a realizar as podas de manutenção, dando atenção especial ao ramo principal, que deve ser podado para cessar o crescimento vertical e dar lugar ao desenvolvimento de ramos laterais.

Embora algumas pessoas confundam, não existe mangaba inseto! O nome do marimbondo que confundem é mamangaba, mas pode ser conhecido também como mangava. Mangava, com V! Mangaba com B é a fruta, tudo bem?

Agora que você já sabe tudo sobre a fruta mangaba, conta pra gente: você já teve a oportunidade de se deliciar com ela? Ficou curioso para conhecer ou, quem sabe, iniciar uma plantação? Esperamos que sim!