amêndoa

Benefícios da Amêndoa

A amêndoa é uma oleaginosa nativa da Turquia, Síria, Ásia Oriental utilizada desde a era pré-cristã. A amêndoa árvore é semelhante ao pessegueiro, diferenciando-se por ser maior. A amendoeira é encontrada nos Estados Unidos, Espanha, Irã, Marrocos, Itália, Síria, Tunísia, Turquia, Argélia, China, Afeganistão, Grécia, Austrália, Líbia, Líbano, Chile e Paquistão. Os Estados Unidos são os maiores produtores mundiais, sendo que o estado da Califórnia concentra 70% da produção local. No Brasil, é encontrada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, porém, exporta da Califórnia, Europa, Argentina e Chile. Prepare-se para saber tudo sobre amêndoas, os chamados “frutos mágicos”.

amêndoa

Tipos de amêndoas

A frutas amêndoas genericamente apresentam-se como amargas e doces. As amargas têm ácido ciandríaco bruto, mas sua toxidade é letal somente com consumo excessivo. Por terem odor forte, são empregadas na produção da manteiga, licor, sabonetes, óleos essenciais e loções. Entre as amargas, destaca-se a Comum amarga, muito comum nos Estados Unidos.

O país também possui as espécies jordão, texas, nonplus-terra e a nonpareil, que são cruzamentos de espécies africanas e europeias. Já as amêndoas doces são mais populares na Europa, África do Sul e Austrália, sendo muito utilizada no preparo de doces. As cascas podem ser finas, como a redonda, dama e princesa; ou grossas, como a rosa e a comum.

 Amêndoa: benefícios e malefícios

Barack Obama conhece muito bem o valor nutricional da fruta amêndoa. O ex-presidente americano come 7 diariamente no lanche noturno. A descoberta foi publicada em 2 de julho de 2016 no jornal New York Times pelo jornalista Michael D. Shear. A oleaginosa é fonte de fibras, proteínas, gorduras boas, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e vitamina E, estes últimos em índices maiores que as nozes.

propriedades da amêndoa

Conheça as propriedades da amêndoa:

  1. Aumenta a saciedade

Por ser rica em fibras, proteínas, gorduras boas e carboidratos, a amêndoa retarda a fome. Isso porque ela é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, demora a ser digerida. Outra questão que explica o fato é o aumento do suco gástrico que dobra o volume de bolo alimentar. Esse prolongamento da saciedade faz da fruta uma aliada nas dietas de emagrecimento, portanto, é uma ótima opção para lanches intermediários.

  1. Faz bem ao coração

A fruta diminui o colesterol ruim e quebra as placas de gordura. Por ser fonte de magnésio, a amêndoa ainda é aliada dos diabéticos, já que equilibra os níveis de insulina e glicose, principalmente após as refeições.

  1. Regula a pressão arterial

O magnésio, o potássio e a arginina atuam nesse processo. A ausência desses nutrientes provoca distúrbios renais e problemas cardíacos.

  1. Dá energia e estimula a formação de músculos

As responsáveis são as proteínas. Estima-se que ¼ de xícara possui 8 gramas do nutriente, mais que o ovo. Isso explica porque muitos atletas não abrem mão da oleaginosa. O ciclista americano Christian Vande Velde, por exemplo, come torradas com manteiga de amêndoas antes de treinos leves. Se você treina, que tal incluir esse lanche no cardápio?

  1. Fortalece ossos e dentes

Nutricionistas indicam que 92 gramas de amêndoas dão 24% da quantidade diária de cálcio. Outros nutrientes ligados à manutenção óssea são o ômega 3, por melhorar a absorção de cálcio e estimular a produção de colágeno, fósforo e magnésio, por ajudarem na luta contra a osteoporose.

  1. Mantém a saúde cerebral

O ácido fólico, o tocoferol e o polifenol auxiliam em problemas cognitivos. As vitaminas B6 e E retardam o envelhecimento celular cerebral. O magnésio melhora os nervos, enquanto a riboflavina e L – carnitina estimulam a formação de conexões neurais. Tais características fazem da oleaginosa um alimento indispensável para todos, principalmente na dieta de crianças e idosos.

  1. Melhoram a aparência da pele e cabelos

O consumo regular de amêndoas retarda o envelhecimento facial e melhora a circulação sanguínea. A vitamina E fortalece o colágeno e a elastina, substâncias responsáveis pela firmeza da pele. O óleo de amêndoa doce tem ação cicatrizante, por isso pode ser usado no tratamento das estrias. Para suavizar o efeito delas, prepare a receita:

Máscara com óleo de amêndoas e cenoura para estrias

Ingredientes

  • 1 cenoura;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoa;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia.

Modo de preparo

Corte a cenoura em rodelas e coloque na batedeira junto com os demais ingredientes. Bata até obter um creme homogêneo. Faça massagens circulares nas áreas afetadas, deixe agir por 20 minutos e remova com água fria.

A ação cicatrizante do óleo ainda auxilia no combate à acne. Usar a máscara com o óleo e farinha de aveia uma vez por semana durante 30 minutos remove a oleosidade e esfolia, melhorando significativamente a aparência das peles acneicas.

Outro benefício cosmético é fortalecer os cabelos. O óleo pode ser usado no couro cabeludo ou nas pontas após o banho, em substituição ao condicionador ou para turbinar o creme de hidratação. Incorporar o óleo na rotina de cuidado com os cabelos combate e evita caspa e dermatite seborreica.

  1. Excelente para intolerantes à lactose

Quem atesta é a nutricionista Cruz Martínez, membro da Fundação Espanhola de Nutricionistas. Além do consumo in natura, quem não consome lactose pode consumir o leite de amêndoas em substituição ao leite de vaca. A bebida é conhecida desde a Idade Média e apresenta mais nutrientes que os leites de soja e arroz. O leite feito com a oleaginosa também é bem-vindo em dietas de baixa caloria. Por tudo isso, a bebida vem conquistando muitos adeptos. O melhor é que você pode fazer em casa, veja a receita:

Ingredientes

  • 200 g de amêndoas;amêndoa benefícios
  • 1 litro de água mineral;
  • 1 gota de essência de baunilha.

Modo de preparo

  • Deixe as amêndoas de molho por 8 horas;
  • Escorra, lave e bata no liquidificador com a água e a baunilha durante dois minutos;
  • Coe com coador fino ou pano. Tire o máximo de líquido que conseguir;
  • Coloque em garrafa de vidro e armazene em geladeira.

Os malefícios da amêndoa estão no exagero, confira quanto consumir por dia no próximo item.

Quantas amêndoas por dia e como incorporar na dieta?

Os benefícios das amêndoas entusiasmaram você? Mesmo tão nutritiva, comprar amêndoas pode estar fora de cogitação. Em pesquisa rápida nos sites de busca é possível encontrar o preço das amêndoas por até R$80,00/quilo e o preço tende a subir no Natal. Você pode procurar a fruta nos mercadões municipais e também nas lojas especializadas em grãos e cereais.

Para você que pesquisou e encontrou um preço baixo, parabéns! Agora é hora de comer até dizer chega? Nada disso, é bom saber que se entupir delas pode potencializar seus efeitos. Exagerar na dose fará a fruta tornar-se em veneno, principalmente se tiver sal. O consumo desenfreado pode agravar os quadros de herpes e problemas renais. A quantidade diária recomendada é de 30 a 40 gramas, algo em torno de 15 a 20 unidades. Uma observação sobre o consumo é não submetê-la a altas temperaturas quando in natura, para não perder nutrientes.

Além de comer in natura e do leite, é possível incluir em saladas, vitaminas, usar a farinha e a manteiga de amêndoa e ralar a fruta para substituir o queijo ralado. Aprenda a fazer a farinha e a manteiga:

Farinha de amêndoas

Coloque as amêndoas em água quente e deixe-as por 15 minutos. Após o período, aperte cada uma delas para tirar a pele. Leve-as ao forno baixo para secar um pouco e bata no liquidificador.

Manteiga de amêndoas

Bata as amêndoas no mixer ou liquidificador. Transfira para um recipiente e acrescente um pouco de óleo de coco para dar cremosidade. Deixe fora da geladeira se quiser uma consistência molinha. Caso guardar na geladeira, coloque na pia e aguarde um pouco antes de comer.

Amêndoas confeitadas e amêndoas para casamento

Lembrancinhas em casamentos, chás de bebê e aniversários. Elas ainda são sucesso nas lojas de doces. A amêndoa confeitada (também chamada de amêndoas doces e balas de amêndoas) é torrada e a coloração é obtida pela combinação de merengue, açúcar confeiteiro e corante. Essa versão é deliciosa, mas seu consumo deve ser moderado e só daremos a receita porque confiamos no seu bom senso, confira:

Amêndoas Confeitadas

  • 1 kg de amêndoas;benefícios da amêndoa
  • 8 colheres de sopa de água em temperatura ambiente;
  • 500 g de açúcar de confeiteiro;
  • 3 colheres de sopa de pó de merengue;
  • Corante alimentício em gel ou líquido.

Modo de preparo

Bata o açúcar, o merengue e a água na batedeira em velocidade média durante 10 minutos. Coloque poucas gotas de corante. Transfira a mistura para um recipiente e cubra com um pano úmido para não secar. Unte uma forma com óleo e despeje as amêndoas. Cubra cada uma delas com o glacê e devolva à forma. Quando estiverem secas, tire o excesso com uma faca.

Nos casamentos, as amêndoas doces representam os votos de felicidade, fertilidade, longevidade, riqueza e saúde. A tradição das 5 amêndoas diz que o arranjo com essa quantidade demonstra o que os convidados desejam aos noivos. Acredita-se que começaram a ser usadas em 1930, entretanto, sua produção teve início entre 1700 e 1800.

Viu porque a amêndoa é um fruto mágico? Até o Barack Obama se rendeu ao poder dessa oleaginosa. Mas, cuidado para não exagerar senão o feitiço vira contra o feiticeiro. Fique de olho também na versão industrializada, geralmente cheia de sal. Coloque nossas dicas em prática e aproveite todos os benefícios das amêndoas, sua saúde agradecerá.

Hoje você aprendeu que comer amêndoas diariamente faz bem? Agora, que tal conferir as outras dicas de alimentação aqui do site?