Benefícios do Quiuí

Marcelo Pimentel

Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.



A fruta quiuí, também conhecida como quivi ou kiwi (nome científico Actinidia deliciosa) foi por muito tempo vista como um alimento exótico no Brasil. Entretanto, o seu consumo aumentou por volta e 50% nos últimos anos, fazendo com que o kiwi passasse a ser encontrado com mais facilidade por todo o país.

quiuí fruta

Essa fruta tem a sua origem na China, onde os primeiros registros datam de 800 a 1200 a.C. Já o cultivo começou a ser feito há pelo menos 700 anos. Apesar de ter origem chinesa, foi na Nova Zelândia onde teve início o cultivo comercial do kiwi, o que ocorreu por volta do século XX. Com a sua popularização, a produção também se espalhou na Europa e em outras regiões do planeta. No caso do Brasil, o cultivo da fruta ocorre na região Sul.

O sabor do kiwi é refrescante e pode ter um leve toque de acidez, o que vai depender do nível de maturidade. Ele apresenta um visual característico, com formato oval e achatado, casca de tonalidade castanha e recoberta com pequenos pelos.

O seu interior é formado por uma polpa de cor verde ou amarela, repleta de sementes pequenas e de cor preta. As sementes são usadas especialmente para a fabricação de óleo hidratante, que tem como finalidade trazer mais brilho para a pele.

Há vários tipos de kiwi que podem ser encontrados, que vai desde os comestíveis até os que são cultivados apenas para serem usados de forma ornamental. A principal diferença entre os kiwis está na sua coloração. Existe, por exemplo, o kiwi verde e o kiwi amarelo (que é também chamado de kiwi gold). Enquanto o verde tem um sabor mais azedo, o amarelo apresenta menos pelos e tem o sabor mais adocicado.

Propriedades do kiwi

A fruta é composta de cerca de 85% de água, tem baixo teor de sódio e contém vitamina C, vitamina K, vitamina B, cálcio, ferro, zinco, potássio, cobre, fósforo magnésio, arginina, aminoácidos, polifenóis e pectina.

O kiwi é uma fruta que apresenta um alto teor de antioxidantes, como no caso dos polifenóis, substância que ajuda no combate ao envelhecimento precoce das células e doenças inflamatórias, além de melhorar o sistema imunológico e prevenir o surgimento de doenças, como o câncer.

quiuí

Os polifenóis ainda ajudam a regular a produção do colesterol LDL e diminui a quantidade em que ele é absorvido pelo organismo, além de controlar a pressão arterial. Estudos ainda indicam que essas substâncias podem contribuir na função cerebral de pessoas idosas, o que evita o aparecimento do Alzheimer.

Devido à grande quantidade de vitamina K no kiwi, faz com que a sua ingestão contribua para a manutenção da coagulação do sangue. Por esse motivo, é importante lembrar que as pessoas que usam anticoagulantes orais não devem fazer o consumo de kiwi em quantidades elevadas.

Essa fruta também é rica em ácido fólico, que desempenha um papel importante na gravidez e em relação à cicatrização. Já a vitamina C mantém a pele mais firme e elástica, prevenindo o surgimento de manchas e rugas.

Benefícios do kiwi

O kiwi, fruta que contém uma boa quantidade de vitaminas e outras substâncias importantes para o corpo, traz uma série de benefícios para a nossa saúde. Ao se falar sobre o kiwi, benefícios importantes podem ser adquiridos com o seu consumo, o que vai desde melhorar o funcionamento do intestino, até a prevenção de algumas doenças, como é explicado a seguir.

1.Melhora o funcionamento do intestino

A ingestão do kiwi minimiza os sintomas de quem sofre com diarreia e constipação. Isso acontece porque ele ajuda a reter água devido à presença das fibras, o que contribui para a formação do bolo fecal. Como consequência, acaba mantendo o trânsito intestinal mais equilibrado.

Além desse benefício causado pela presença de fibras e água na fruta, isso também facilita o deslocamento das fezes pelo intestino e a evacuação. As fibras são importantes para a prevenção do câncer de cólon, pois ajudam a remover as toxinas presentes no trato intestinal. O kiwi também contém uma enzima conhecida como actinidina, que ajuda na hora de digerir as proteínas.

2.Contribui para o emagrecimento

A quantidade de calorias presente em 100 gramas da fruta é de cerca de 60, o que faz com que o kiwi seja indicado para quem deseja emagrecer. Isso porque, além de conter baixo teor calórico, é rica em fibras, o que mantém a sensação de saciedade por um período mais prolongado.

benefícios do quiuí

3.Controla a diabetes

Outro entre os diversos benefícios do kiwi é em relação ao controle da diabetes. A fruta contém um açúcar natural, o que é contrabalanceado devido à presença de fibras, o que a leva a ter um índice glicêmico baixo. Dessa forma, o nível de glicose na corrente sanguínea fica controlado.

4.Ajuda a dormir melhor

O consumo de kiwi ajuda a ter noites de sono mais tranquilas. De acordo com pesquisadores, esse benefício acontece por conta da presença de magnésio na fruta, que leva ao relaxamento muscular.

Outros nutrientes, como o potássio, contribuem para a produção da melatonina, hormônio importante para induzir o sono. Por esse motivo, o recomendado é consumir a fruta como sobremesa após o jantar, pelo menos uma hora antes de ir se deitar.

5.Protege a saúde do coração

Além disso, a fruta também é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle dos níveis de colesterol no sangue. Ela também aumenta a quantidade de HDL, conhecido como “bom colesterol”, que é um dos fatores responsáveis para o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Como se come kiwi

Antes de consumir o kiwi, é importante prestar atenção em alguns detalhes relacionados ao aspecto da fruta. Na hora de comprar, o ideal é preferir aqueles que possuem a casca sem nenhuma mancha ou rachadura.

Para saber identificar se a fruta está madura, ela deve ser pressionada de forma leve com o uso do dedo indicador. Caso a textura esteja levemente amolecida, significa que o kiwi já está pronto para ser saboreado. O recomendado é que o consumo seja feito após a fruta ser aberta, o que evita a perda de nutrientes.

A casca pode ser consumida junto com a polpa e as sementes, o que ajuda no combate a problemas de intestino preso, devido à quantidade de fibras e antioxidantes (que são encontrados em quantidade maior do que na polpa do kiwi).  Porém, é a polpa que contém uma quantidade maior de vitamina C.

Além de poder ser ingerida junto com a fruta, a casca também pode ser usada para o preparo de receitas, como chás e sucos. Porém, é importante ressaltar que, antes de consumir a casca do kiwi, ela deve ser muito bem higienizada. Além disso, o mais indicado é que ela só seja usada no caso de a fruta ser orgânica.

Apesar de a fruta kiwi ser muito gostosa quando consumida in natura, ela também pode ser desfrutada de outras formas, seja para ser usada no preparo de sucos, saladas, geleia e vitaminas, como também para ser consumida junto à carne bovina ou de carneiro.

fruta quiuí

Outra informação que não deve ser esquecida é que o ideal é não ingerir mais do que 3 unidades de kiwi por dia, pois o consumo em excesso dessa fruta pode causar problemas intestinais.

Kiwi como plantar

O plantio do kiwi pode ser feito com o uso das sementes da fruta que foi comprada. Para isso, o ideal é escolher o kiwi com o sabor mais agradável para retirar as sementes. Elas devem ser lavadas na torneira em uma peneira, para que seja possível remover a parte da polpa. Em seguida, as sementes devem ser secas e colocadas em um papel toalha, bem tampadas em um pote plástico e guardadas na geladeira.

Cerca de uma a três semanas depois, as sementes vão brotar, devendo ser separadas cortando a parte de papel toalha ao redor do broto. O broto é colocado uma bandeja com terra úmida e previamente preparada com uma mistura de terra orgânica, borra de café, farinha de casca de ovo e cinzas.

Os kiwis germinados são deixados na bandeja até atingir 10 cm de altura, quando já estão prontos para ser transplantados para um canteiro ou vaso.

A irrigação deve ser feita semanalmente, pois trata-se de uma fruta que gosta de água. Por esse motivo, durante os períodos mais secos, ele deve ser regado mais vezes. O kiwi se desenvolve bem em uma região onde predomina uma temperatura amena, mas também e capaz de suportar o calor e o frio mais rigorosos.

O lugar ideal para as mudas é na sombra, onde não há sol direto e nem ventos fortes. Conforme a fruta cresce, é preciso ajudar os ramos a se enrolarem em algum suporte, que pode ser uma árvore, muro ou estacas.

Além do plantio das sementes, também é possível adquirir as mudas em lugares especializados. Apesar de terem um preço mais elevado, têm a vantagem de estarem mais próximas de terem os frutos saboreados.

A melhor época para o consumo do kiwi é durante o outono, já que é quando as frutas apresentam melhor qualidade e preço mais acessível. Mas lembre-se, para plantios comerciais, é necessário buscar orientações com um técnico agrícola ou um engenheiro agrônomo.

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades da Melancia

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades do Pêssego

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades da Uva

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades da Cereja

Benefícios e Propriedades do Mirtilo

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades da Toranja

Benefícios e Propriedades da Pitaya

Benefícios e Propriedades do Melão

Benefícios e Propriedades da Romã

Marcelo Pimentel

Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.